Buscar este blog

A MORTE DO OUVIDOR



Germano Almeida, escritor, nacido en Boa Vista, Cabo Verde. Fundador de la Revista Ponto&Virgula, y del periódico Aguaviva. El estilo de Germano Almeida se caracteriza por utilizar magistralmente el humor y la sátira, al tiempo que denuncia la hipocresía de la sociedad caboverdiana, asfixiada durante los primeros años de la independenica por un régimen de partido único.


"O ouvidor-geral Joâo Vieria de Andrade chega a Santiago em 1761 e logo denuncia ao rei os homens da ilha, aos quais acusa de serem todos ladrôes, adúlteros, amacebados, incestuosos, lascivos e alcoviteiros de suas própias mulheres e filhas. Poucos meses despois é assassinado de forma cruel, facto que dá origem a uma feroz devassa, na sequência da qual sâo presos 33 moradores, entre os quais o coronel Anónio de Barros Bezerra de Oliveira, homem tâo poderoso que a si própio se intitulava de principe de Cabo Verde e rei da ilha de Santiado. Levados a ferros para Lisboa, ele e mais nove moradores sâo julgados, condenados, enforacados e decapitados, com as suas cabeças remetidas para Cabo Verde para serem expostas em partes altas da vila da Praia, até o tempo as consumir.

É este acontecimento que serve de ponto de partida e pano de fundo a uma divertida investigaçâo realizada pelos dois personagens deste romance, tudo com o objectivo de compreender o percurso e as características da maçâo cabo-verdiana."


"A morte do ouvidor", de Germano Almeida, publicado por Ilheu Editora, Cabo Verde, 2010.

No hay comentarios:

Publicar un comentario